Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1710-1

Poster (Painel)


1710-1

A qualidade dos argumentos dos alunos em uma Sequência Didática que Usa a História da Ciência e a Argumentação no Ensino de Física.

Autores:
JOSEBEL MAIA DOS SANTOS1,3, Elder Sales Teixeira 3,1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UFBA/UEFS - Univ. Federal da Bahia/Univ. Estadual de Feira de Santana, 3 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo:
A literatura tem pontuado que a História da Ciência pode propiciar o desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos, contudo, também relata uma escassez de trabalhos empíricos corroborando essa ideia (TEIXEIRA, FREIRE e GRECA, 2012). Nesse sentido, desenvolvemos e aplicamos no curso de Licenciatura em Física da UEFS uma Sequência Didática que utilizou a História da Ciência e o Ensino Explicito de Argumentação como estratégia para ensinar a Gravitação Universal de Newton. Como contexto para a discussão, abordamos a controvérsia histórica entre Descartes e Newton sobre as órbitas dos planetas e adotamos o layout de Toulmin como modelo de um argumento. Utilizamos a proposta de Vieira e Nascimento (2009a) como critério para identificar episódios argumentativos e avaliamos a qualidade do argumento dos alunos através da ferramenta analítica desenvolvida por Penha e Carvalho (2015).

Palavras-chave:
 História da Ciência, Argumentação, Gravitação