Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1700-1

Poster (Painel)


1700-1

A questão do reendereçamento na recepção audiovisual em uma aula de biologia

Autores:
Bastos, W. G.2,1, Rezende Filho, L.A.C .1, Pastor Júnior, A.A.1, Pereira, M.V.1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UERJ - FFP - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Neste trabalho temos como objetivo caracterizar a produção de um vídeo, endereçado a adolescentes, por estudantes de licenciatura em biologia e sua apresentação a uma turma do ensino médio. Essa pesquisa forneceu indicações de que é possível adaptar ou transformar o endereçamento de obras audiovisuais pela ação do professor quando as escolhe e delas se apropria para suas aulas. Podemos considerar que a apropriação de audiovisuais pelo professor pode ser um elemento fundamental na construção do modo como são vistos e compreendidos pelos alunos em sala de aula, uma vez que podem modular de diferentes maneiras a perspectiva do aluno.

Palavras-chave:
 video educativo, estudo de recepção, reendereçamento