Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1696-1

Poster (Painel)


1696-1

De Qual conceito de ácido estamos falando?

Autores:
Claudiane Lima1, Moradillo1, Pinheiro1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Considerando que o conceito de ácido teve muitas mudanças com o tempo, muitas delas partindo da empiria, observa-se uma confusão na utilização desse conceito, podendo persistir o uso de conceitos do senso comum no cotidiano.Com base nisso, vimos a necessidade de fazer este trabalho teórico de cunho qualitativo sobre a origem do conceito de ácido. Este trabalho tem por objetivo: apresentar um caso hipotético do uso da palavra ácido para dissertar sobre os diversos significados que este conceito pode assumir. Partindo da análise de uma caso hipotético, podemos refletir sobre os fatores que contemplam um conceito, fazendo uma análise desses fatores para o conceito de ácido. Alguns aspectos cognitivos sobre esse conceito estão associados de modo a responder a seguinte pergunta: De qual conceito de ácido estamos falando? Dentre as relevâncias desse trabalho para o ensino de ciência destacamos a formação epistemológica do conceito de ácido.

Palavras-chave:
 Formação de conceito, ácido, ensino