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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1680-1

Poster (Painel)


1680-1

Aproximações entre perspectivas críticas e a pós-graduação stricto sensu em Ensino de Ciências no Brasil

Autores:
COELHO, L. J.1, ALMEIDA, H. A.1, SOUZA, D. C.1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Este estudo teve o objetivo de identificar e analisar a inserção das teorias críticas na Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências. Para isso, 37 programas em Ensino de Ciências foram selecionados. A pesquisa de natureza documental teve como dados de análise, os planos de ensino das disciplinas oferecidas nestes programas. Os dados mostraram que em apenas 11 dos 37 programas selecionados encontramos aproximações com as perspectivas críticas. Há uma predominância de alguns autores críticos como Vygotsky, Freire e Saviani nas referências dos planos de ensino. Percebemos que a inserção das teorias críticas nas disciplinas da Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências é tímida. Mais da metade dos programas investigados não parecem oferecer na formação dos seus pós-graduandos disciplinas e discussões vinculadas à uma perspectiva crítica em educação. Apontamos a necessidade da incorporação de perspectivas críticas para a formação de intelectuais críticos na Pós-Graduação.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Pós-Graduação, Teorias críticas