Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1674-1

Poster (Painel)


1674-1

CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA SEÇÃO “EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA” DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE 2009-2015

Autores:
COSTA, H.R.1, MARTINS, L.S.P2, SILVA, A.L.P2
1 UFMA-CAMPUS III - Universidade Federal do Maranhão, Campus III de Bacabal, 2 UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI de São Lu

Resumo:
Neste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2015, para isso utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD. Constatou-se que do total de vinte e dois artigos, 50% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos onze artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente.

Palavras-chave:
 Contextualização, Experimentação, Ensino de química