Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1672-1

Poster (Painel)


1672-1

Ensinando Genética com o filme X-Men Primeira Classe: reendereçamentos em uma proposta didática para o professor de Biologia

Autores:
Beatriz Guimarães1, REZENDE FILHO, L. A. C.1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Sob o marco teórico da relação entre endereçamento e reendereçamento de obras audiovisuais, fizemos uma análise de um artigo contendo uma proposta de uso do filme X-Men Primeira Classe para o ensino de Genética. Os resultados apontam para uma tendência a utilizar trechos curtos do filme e relações instrumentais entre esses trechos e os conceitos e conteúdos científicos. A proposta parece incorrer em uma descontextualização da narrativa do filme, o que pode dificultar a identificação do estudante. Tais aspectos indicam que as orientações para incorporação de filmes de ficção com elementos de ciência nas salas de aula contribuem para a produção de uma situação de leitura diferente daquela encontrada em outros contextos. Instituição de fomento: Cnpq, FAPERJ.

Palavras-chave:
 filmes de ficção científica, ensino de genética, reendereçamento


Agência de fomento:
Cnpq