Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1671-1

Poster (Painel)


1671-1

Algumas percepções sobre cientistas em livros didáticos de química

Autores:
Engelmann, G. L. 1, Cunha, M. B.1
1 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo:
No Ensino de Química, imagens de cientistas em conjunto a abordagens históricas estão presentes nos livros didáticos (LD) e podem promover percepções sobre características e aspectos sociais, políticos, e culturais da época de atuação destes. Mas, como os estudantes percebem os cientistas? Partindo da Teoria Sociocultural sobre percepção de Vygotsky, apresentamos neste trabalho uma análise das percepções dos estudantes frente às imagens dos LDs de Química (PNLD, 2015), que abordam as características e vestimentas sobre os cientistas. O objetivo foi observar e interpretar possíveis percepções de Ciência e cientista que podem ser produzidas a partir da abordagem histórica nos LDs. A elaboração de dados constitui-se de atividade realizada com 84 estudantes que, individualmente, escreveram sobre as imagens. As análises nos dão indicativos para se pensar no tratamento da História da Ciência (HC) na escola.

Palavras-chave:
 Teoria sociocultural, história, Ciência, cientista, imagem