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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1667-1

Poster (Painel)


1667-1

ESPAÇO COMUNICATIVOS EM ESTÁGIO CURRICULAR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Autores:
DEUS, A. F. E1,3, SUTIL, N.2
1 UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2 UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 3 UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo:
Estágio Curricular em cursos de licenciatura envolve problematização da prática educacional e articulação teoria e prática. Tal formação se relaciona coma busca de responsabilidade e autonomia, crítica e criatividade, de dialogicidade. Este perfil se aproxima da Teoria do Agir comunicativo (TAC) de Jugen Habermas, que agrega a possibilidade de entendimento, por meio de argumentação, em espaços dialógicos. Destacamos o delineamento de uma concepção de formação de professores e Estágio Curricular supervisionado fundamentadas nos pressupostos da TAC. São apresentadas considerações sobre espaços comunicativos a partir de análise de documentos relacionados ao Estágio Curricular de instituição de ensino superior. Considerando pressupostos de análise documental foram identificadas e analisadas três atividades relacionadas às possibilidades de constituição de espaços comunicativos.Destaca-se a necessidade de ampliação da participação de sujeitos e instâncias nesses processos. Os espaços identificados podem viabilizar discussões e proporcionar situações para que, dentro de uma dinâmica de racionalidade comunicativa vislumbre o entendimento.

Palavras-chave:
 FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE QUÍ, ESPAÇOS COMUNICATIVOS