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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1662-1

Poster (Painel)


1662-1

Estudando ondas em quadrinhos

Autores:
GOUVÊA, S. M. O1, ERROBIDART, N. C.G1
1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo elaborar um objeto pedagógico midiático “Estudando ondas em quadrinhos”, planejando e desenvolvendo atividades colaborativas voltadas para a inclusão de novas tecnologias no ensino de física. Para o planejamento, elaboração e aplicação do aplicativo, fizemos o uso de uma metodologia pautada num processo colaborativo de pesquisa ação-formação e autores que discutem sobre novas tecnologias em sala de aula, história em quadrinhos como objeto pedagógico e mediação pedagógica. A escolha da temática ondas levou em consideração objetivos de aprendizagem estabelecidos no referencial curricular das escolas da rede pública de ensino do Estado. A HQ elaborada pode ser um objeto pedagógico que, quando associado ao computador e internet, ferramentas disponíveis nos laboratórios de informática das escolas, contribuía para a inserção de novas tecnologias no ensino de física. Seu enredo busca contribuir com a construção de ideias e internalização de significados.

Palavras-chave:
 Ensino de ondas, Ferramentas tecnológicas, Histórias em Quadrinhos, Objetos pedagógicos midiáticos


Agência de fomento:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ CNPQ/ FUNDECT