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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1659-1

Poster (Painel)


1659-1

Educação Ambiental Crítica: algumas dimensões e sua epistemologia

Autores:
MUNHOZ, Regina Helena1, Knüpfer, R. E. N. 2
1 UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, 2 SESA - Sociedade Educacional Santo Antônio

Resumo:
Este artigo se constitui em um ensaio teórico cujo objetivo é a busca pela compreensão crítica da Educação Ambiental (EA). Segundo Loureiro (2007) a EA é uma prática social referente a criação humana na história, e por isso, é necessário vincular os processos ecológicos aos sociais na leitura de mundo. Ainda, de acordo com o mesmo autor, o cerne da Educação Ambiental Crítica é a problematização da realidade, de nossos valores, atitudes e comportamentos em práticas dialógicas. Esperamos que as ideias aqui apresentadas contribuam para que tenhamos um olhar mais ponderado acerca da EA epistemologicamente definida e para que possamos compreendê-la dentro de uma perspectiva que seja crítica e dialógica.

Palavras-chave:
 educação ambiental, epistemologia ambiental, educação ambiental crítica


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)