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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1638-1

Poster (Painel)


1638-1

CRIACIONISMO E EVOLUÇÃO: CONCEPÇÕES DE BIÓLOGOS COM FORMAÇÃO RELIGIOSA PROTESTANTE.

Autores:
Hadassa Costa1, Fabiano Antunes2
1 UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, 2 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo:
Este artigo trata sobre a relação entre conhecimento científico e religioso na estrutura cognitiva de biólogos com formação religiosa cristã protestante. O objetivo foi investigar como os sujeitos da pesquisa administram os conhecimentos científico evolutivo e concepções criacionistas e como isso relaciona-se com suas visões de mundo, principalmente no que concerne a ciência, natureza e evolução. Utilizamos uma metologia desenvolvida por Cobern e posteriormente adaptada por El-Hani e Sepulveda, que consiste em uma entrevista semiestruturada, guiada por um conjunto de adjetivos descritivos de qualidades da natureza. As entrevistas foram analisadas à luz dos referenciais teóricos da aprendizagem significativa, de David Ausubel, e do construtivismo de Jean Piaget. Os dados apontam que a aprendizagem dos conceitos evolutivos podem ocorrer a partir de modificações em estruturas conceituais prévias, mas também podem ser negados quando o sujeito resiste a modificar conceitos prévios para dar significado aos novos conceitos.

Palavras-chave:
 TEORIA EVOLUTIVA, CRIACIONISMO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA