Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1635-1

Poster (Painel)


1635-1

Cultura Científica e Ensino por Investigação: tecendo relações

Autores:
VIVIANE BRICCIA2, Pereira, Leonésia3, Santos, Roziane2, Luciana Sedano2
2 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, 3 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Resumo:
A ideia de que a cultura científica deve ser introduzida em aulas de Ciência vem aparecendo cada vez mais em trabalhos da área, no entanto, a forma como se dá essa relação não vem sendo apresentada de maneira explícita. Neste trabalho, de cunho teórico, nos propomos fazer uma relação entre o Ensino por Investigação e a inserção em uma cultura científica, por meio de etapas ou momentos desta abordagem, com elementos que descrevem como ocorre a construção do trabalho científico, apontados por autores da área. Observamos que a Ciência possui características próprias e que é possível aproximar tais características da sala de aula, quando falamos em processos investigativos.

Palavras-chave:
 Ensino por Investigação, Cultura Científica, Inserção didática na Cultura científica