Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1634-1

Poster (Painel)


1634-1

Avaliação de Kits Pedagógicos para a Análise de Água numa Perspectiva da Educação Ambiental

Autores:
LOPES, E. A. M1, GOMES, V. B.2, BRITO, A. S.3, SILVA, J. G4
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UFT/UNB - Universidade Federal do Tocantins/ Universidade de Brasília , 3 UCB/ UNB - Universidade Católica de Brasília/ Universidade de Brasília , 4 UCB - Universidade Católica de Brasília

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo a análise inicial de Kits experimentais pedagógicos para análise de qualidade da água com foco na abordagem da Educação Ambiental. Buscou-se avaliar em que medida esses materiais podem contribuir na valorização de uma formação crítica e cidadã no espaço escolar. Participaram como sujeitos da pesquisa cinquenta e três estudantes de quatro diferentes cursos de graduação de uma Universidade localizada no Distrito Federal. Para a construção de dados foi utilizado um questionário, sendo aplicado após a atividade desenvolvida com os kits. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, as respostas dos informantes foram organizadas em categorias de acordo com a sua frequência. Os resultados indicam que esse material pode contribuir nas questões ambientais a serem trabalhadas em sala de aula e podem ser utilizados como instrumentos potencialmente didáticos, por se caracterizarem como uma atividade investigativa de baixo custo.

Palavras-chave:
 Educação Ambiental , Material Didático, Ensino de Química