Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1633-1

Poster (Painel)


1633-1

Aulas de Campo para a Educação Ambiental Crítica na Planície Aluvionar do Rio Doce

Autores:
Neves, Bianca Pereira das1, Campos, Carlos Roberto Pires1
1 IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo:
A pesquisa apresenta uma investigação transcorrida em uma aula de campo na planície aluvionar do Rio Doce. Seu objetivo foi analisar as contribuições da aula de campo para subsidiar os debates socioambientais que enfatizem os impactos causados pelas ações antrópicas na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, em favor da educação ambiental crítica. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada com 26 estudantes da 2ª série do Ensino Médio e seis alunos do PIBID. Utilizou-se como coleta de dados a observação participante com registros fotográficos e notas de campo. A atividade pedagógica que visou promover a formação de atores escolares críticos e conscientes da necessidade buscar soluções para os problemas locais/globais configurou-se como uma metodologia produtiva no desenvolvimento de debates os quais permitiram aos alunos explorar a diversidade biológica da região o que ajuda a construir sua consciência ambiental.

Palavras-chave:
 aula de campo, educação ambiental crítica, espaços educativos não formais, Rio Doce