Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1621-1

Poster (Painel)


1621-1

Formação Continuada de Docentes em Ciências e Saúde – sentidos e significados – enunciados construídos na Extensão Universitária

Autores:
Brasil Vianna, Florence de F.1, Martins, Isabel1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre sentidos e significados da Formação Continuada de Docentes da Educação em textos produzidos por pesquisadores em Ciências e Saúde. Para tanto, analisamos uma amostra de textos de projetos cadastrados no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), onde discursos sobre Extensão Universitária são consignados pelas Universidades Brasileiras. Foi feito um levantamento da ocorrência do termo formação nos títulos, resumos e palavras-chave dos projetos entre os anos 2010 a 2016. Parte-se do pressuposto que enunciados são reveladores dos sentidos e significados que pesquisadores atribuem a suas ações de formação, a partir de uma situação histórica. Os resultados sugerem pistas acerca de como o tema formação vem sendo percebido pela comunidade de educadores em ciências e saúde no contexto da relação Universidade e Escola, na construção de encontros e materiais. Destacam-se relações do tema com: ensino, Educação Básica e papel de educadores.

Palavras-chave:
 formação continuada de docentes, prática discursiva, Extensão Universitária, Ensino de Ciências e Saúde