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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1614-1

Poster (Painel)


1614-1

Comunidade Epistêmica: conceito e imbricações à Química Verde e à Educação Científica e Tecnológica

Autores:
Marcelino, L. V.1, SOUZA, L. C. A. B.3, ROLOFF, F. B.2, MARQUES, C. A.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 SME PMF - Escola Básica Municipal Pe. João Alfredo Rohr, 3 SECITEC-MT - Escola Técnica Estadual de Rondonópolis - MT

Resumo:
Comunidade Epistêmica Química Verde é um conceito recentemente disseminado para caracterizar os membros praticantes da chamada Química Verde, cujo conceito advém das reflexões de Peter Haas sobre Comunidades Epistêmicas. Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão teórica sobre a influência desse modelo alternativo de novas práticas químicas denominada Química Verde, discutindo essa conceituação epistêmica de Haas, observando-se suas proximidades aos conceitos de paradigma de Thomas Kuhn, bem como o de coletivos e estilo de pensamento de Ludwik Fleck. Ressalta-se, ainda, as contribuições que esse conceito de Comunidade Epistêmica fornece à ratificação da compreensão do desenvolvimento científico e tecnológico como um processo sócio histórico, imbricado de interesses que indicam sua não neutralidade e aspectos políticos e econômicos que podem influenciar na sua autonomia.

Palavras-chave:
 Comunidade Epistêmica, Coletivo de Pensamento, Ensino de Química Verde


Agência de fomento:
CNPq