Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1605-1

Poster (Painel)


1605-1

Argumentação na sala de aula: construindo discursos científicos

Autores:
Luciana Valéria Nogueira2, Kelma Cristina de Freitas5, Fanley Cunha5
3 LAO - Liceu de Artes e Ofícios, 5 IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Resumo:
A promoção da prática argumentativa em sala de aula é de grande importância para a formação do aluno. Ela faculta aos alunos a compreensão de conceitos científicos na medida em que exige deles um pensamento mais organizado. O presente trabalho objetivou a identificação de discursos semelhantes nos textos dos alunos, nos quais fossem compartilhados argumentos. O trabalho foi desenvolvido no contexto de uma sequência didática (SD) cujo tema central era origem da vida. Os resultados foram discutidos por meio da montagem de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O uso de conceitos na argumentação exige uma apreensão genuína de conceitos científicos, o que se mostrou possível com o trabalho desenvolvido com aluno do ensino médio. O trabalho foi importante para a contribuição de um aprendizado crítico e significativo.

Palavras-chave:
 argumentação, sequência didática, discurso do sujeito coletivo, natureza das ciências