Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1602-1

Poster (Painel)


1602-1

Entendendo a dureza e qualidade da água através da aprendizagem baseada em problemas

Autores:
Freitas, A. C.1, Rossato, J. M.2, Rocha, J. B. T.2
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul , 2 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, 3 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
Discutir a qualidade da água é imprescindível, pois ela é necessária na maioria das atividades do cotidiano e vital aos organismos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver práticas relacionadas à qualidade e usos da água, utilizando a aprendizagem baseada em problemas, visando contribuir na formação contextualizada dos estudantes do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura). Os conhecimentos foram avaliados através de questionários, antes da realização de experimentos sobre dureza da água e após decorrido um período de dois meses. Analisou-se ainda o nível de concordância em relação as assertivas abrangendo a situação global dos usos da água. As avaliações revelam que os estudantes melhoraram a definição dos conceitos depois das atividades investigativas. Durante o desenvolvimento dos experimentos demonstraram curiosidade, interesse, autonomia e capacidade de trabalhar em equipe. Considerando as respostas e atitudes dos estudantes, conclui-se que estão atentos às questões ambientais atuais e são capazes de solucionar problemas por investigação.

Palavras-chave:
 dureza, pH, aprendizagem baseada em problemas, água


Agência de fomento:
Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas