Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1593-1

Poster (Painel)


1593-1

Análise das produções brasileiras publicadas nos ENPEC sobre robótica educacional no ensino de ciências

Autores:
SILVA JUNIOR, L. A.1, LINS, W. C. B.2, LEÃO, M. B. C.1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Resumo:
Realizamos uma revisão sistemática das publicações nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a fim de identificar as tendências da produção brasileira sobre a robótica educacional no ensino de ciências. Ao longo de 20 anos de ENPEC, encontramos sete artigos dentro da temática. As principais tendências indicaram que a produção brasileira ainda não possui um núcleo teórico homogêneo, bem como não utiliza os principais referenciais teóricos já consolidados na literatura internacional. Foi encontrado, também, que os trabalhos utilizaram Arduíno e Lego no ensino fundamental e médio para trabalhar conceitos de química, física e biologia. Como indicação para futuras pesquisas, apontamos a necessidade de estudar os saberes docentes dos professores para o uso da robótica.

Palavras-chave:
 ENPEC, Ensino de Ciências, Robótica


Agência de fomento:
CAPES