Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1587-1

Poster (Painel)


1587-1

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UFRB-CFP NO DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: Uma análise do subprojeto de Física

Autores:
SCHETTINI, P. S.1, MELO, D. de J.1, SILVA, G. M.2, SANTOS, F. S dos.2, SANTOS, U. G. R3, BOSS, S. L. B.1
1 UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 3 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo:
O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a Educação Básica, de modo que busca inserir o licenciando na escola de Educação Básica com o objetivo de desenvolver atividades que sejam significativas aos educandos, relacionadas com situações-problema do seu cotidiano, resultando num aprendizado, tanto ao educador em formação como ao educando da escola básica. Assim, nos apoiamos em Schön (2000) para discutir os aspectos da formação docente inicial, e em Shulman (1987) e Tardif (2000) para abordar os saberes docentes. Este artigo tem por objetivo investigar os saberes docentes desenvolvidos pelos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID da UFRB/CFP. O trabalho é de natureza qualitativa e tem como instrumento de coleta de dados o questionário. A análise dos resultados se deu a partir do modelo integrativo desenvolvido por Gess-Newsome e adaptado por Cunha (2013).

Palavras-chave:
 Saberes docente, PIBID, Formação Inicial