Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1571-1

Poster (Painel)


1571-1

Abordagem de Questões Sociocientíficas na prática docente: Análise de planos de aulas de jovens professores

Autores:
Simiramis B. T . M1, Silva, M.P1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
Este artigo apresenta parte dos resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre formação inicial de professores. O objetivo é investigar, através da análise de planos de aula, o modo como as questões sociocientíficas são inseridas nas atividades de ensino propostas por participantes de um subprojeto de Biologia do PIBID. A metodologia utilizada segue os moldes da pesquisa qualitativa. Para constituir os dados foram coletados seis planos de aula, dos quais foi possível identificar cinco questões sociocientíficas diferentes, que demonstraram bom potencial para serem trabalhadas em sala de aula. Os resultados iniciais apontam que a inserção de questões sociocientíficas no planejamento das aulas não se mostrou um trabalho trivial. Todos os participantes apresentaram algumas dificuldades na elaboração de seus planos de aula.

Palavras-chave:
 formação inicial, questões sociocientificas, pibid