Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1565-1

Poster (Painel)


1565-1

Articulando Conceitos Bioquímicos através do Modelo das Múltiplas Perspectivas - Pernambuco – MoMuP-PE

Autores:
SILVA, R. N. M. 1, MOUL, R. A. T. M.1, SÁ, R. G. B.1, COUTO, J. A. 1, CARNEIRO-LEÃO, A. M. A.1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
O presente estudo possui natureza qualitativa e teve por objetivo verificar em que medida o Modelo das Múltiplas Perspectivas – MoMuP-PE pode contribuir na formação de conceitos e significados da Bioquímica. Esse estudo foi desenvolvido a partir da observação de uma atividade realizada com uma turma de 31 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a disciplina Bioquímica dos Sistemas. Os dados foram coletados mediante as construções de Esquemas Conceituais em Parking Lot (ECPL) e aos discursos proferidos. Como resultados, verificamos a presença de algumas lacunas em conceitos bioquímicos e em contrapartida, com a construção dos esquemas, houve a ampliação de significados. Esses resultados apontam para o MoMuP-PE como um possível caminho teórico-metodológico a ser percorrido e estudado para aprofundar investigações acerca da construção de conceitos e significados da Bioquímica.

Palavras-chave:
 MoMuP-PE, Conceitos, Significados, Bioquímica


Agência de fomento:
CAPES