Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1558-1

Poster (Painel)


1558-1

Abordagem de temas: limites e potencialidades em uma escola do campo

Autores:
ALBERTON, J.1, BUSS, K.1, ROECKER, S.1, ZACANINI, H.1, BAUMANN, S. V.2, HALMENSCHLAGER, K. R.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 CESRL - Centro Educacional Santa Rosa de Lima

Resumo:
O presente estudo objetiva analisar se e como ocorre a abordagem de temas em uma escola de educação básica do campo do estado de Santa Catarina, e como educadores avaliam a implementação de práticas pautadas na Abordagem Temática Freireana. A pesquisa configura uma abordagem qualitativa e como instrumentos de investigação foram utilizados questionários e “memórias” de encontros realizados com os educadores. Os encontros integraram atividades realizadas por um grupo de bolsistas do PIBID-Diversidade da Universidade Federal de Santa Catarina e tiveram por finalidade apresentar e caracterizar a Abordagem Temática Freireana. Entre os resultados da investigação, destaca-se que a escola tem práticas pedagógicas relativas ao trabalho por temas e que as maiores dificuldades para implementá-las estão relacionadas com condições de trabalho, como o curto tempo disponibilizado para estudo, reflexão e planejamento de ações, e com a necessidade de superação da abordagem conceitual.

Palavras-chave:
 Abordagem de temas, Ensino de Ciências, PIBID, Educação do Campo


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior