Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1555-1

Poster (Painel)


1555-1

Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Fundamental II: reflexões sob uma perspectiva geocientífica

Autores:
Finco-Maidame, G.1, Mesquita, M.J.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes protagonizam o próprio processo de construção do conhecimento, são fundamentais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Dentre as tendências, há a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, consagrada no Ensino Superior pelos resultados positivos, mas pouco desenvolvida no Ensino Básico. A presente pesquisa, em andamento, investiga adaptações da metodologia da ABP, através de aulas desenvolvidas e apoiadas em seus princípios, via conteúdos com enfoque nas Ciências da Terra e da Vida, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Analisa e discute, neste viés, habilidades relacionadas às atividades em equipes, baseadas nos dados coletados de avaliações realizadas pelos alunos. Os resultados preliminares deste tema específico apontam sinais de êxito no uso da ABP, e seus estudos no Ensino Básico fornecem subsídios para motivar os docentes a novas experiências metodologicamente ativas.

Palavras-chave:
 aprendizagem ativa, aprendizagem baseada em problemas, autonomia intelectual, ensino fundamental II, geociências


Agência de fomento:
CAPES