Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1542-1

Poster (Painel)


1542-1

A Promoção da Saúde na Educação em Saúde na Escola

Autores:
SCHWINGEL1, ARAÚJO1, BOFF1
1 UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste Estado Rio Grande do Sul, 2 UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste Estado Rio Grande do Sul, 3 UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste Estado Rio Grande do Sul

Resumo:
Apresentamos resultados parciais da análise das pesquisas sobre Educação em Saúde (ES), na escola, publicadas em periódicos e acervos eletrônicos indexados nas bases de dados Scielo e Capes, de 2005 a 2015. A epistemologia de Ludwig Fleck serviu para analisar as contribuições dos autores das publicações e identificar seus estilos e coletivos de pensamento. Objetivou-se compreender as características epistemológicas dos textos sobre Promoção da Saúde, entre os de Educação em Saúde selecionados, no desenvolvimento do currículo escolar. Foram identificadas 30 temáticas de estudo, que formaram 19 coletivos de pensamento entre eles o de Promoção da Saúde, foco deste relato. Observamos preocupação em estabelecer olhares, que apontem novas perspectivas, vislumbrando a escola como local para ressignificar a ES, pela sua promoção fomentando os saberes e fazeres dos sujeitos, no cuidado de si e dos outros.

Palavras-chave:
 Coletivo de Pensamento, Estilo de Pensamento, Abordagens de Saúde


Agência de fomento:
CAPES e FAPERGS.