Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1541-1

Poster (Painel)


1541-1

A Divulgação Científica como um produto da Indústria Cultural

Autores:
Raquel Roberta Bertoldo2, Marcelo Giordan2
1 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
Este artigo foi construído a partir de um estudo teórico sobre o conceito de indústria cultural, proposto por Adorno e Horkheimer na primeira edição do livro Dialética do Esclarecimento, em 1947. Reúne ainda, uma síntese sobre como o conceito é concebido por autores contemporâneos e como pode ser transposto para a educação. A partir dessas considerações, propomos um argumento de que a Divulgação Científica, devido aos fatores que caracterizam seu gênero, principalmente o fator econômico, também pode ser considerada um produto da indústria cultural e, quando utilizada em sala de aula, possui na maioria das vezes a função de formar consumidores acríticos, como propõe o conceito estudado.

Palavras-chave:
 Comunicação Científica, Indústria Cultural, Teoria Crítica


Agência de fomento:
Capes e Cnpq