Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1536-1

Poster (Painel)


1536-1

Inserção das pedagogias críticas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em Instituições Federais localizadas no Estado de São Paulo

Autores:
ZANETI, J. C.1, Oliveira, S. G. M.1, LIPORINI, T. Q.1, ANDRADE, T. Y.;ANDRADE, TIAGO Y.;YAMAZAKI IZUMIDA 1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Este estudo é parte de uma ampla pesquisa que busca mapear a inserção de pedagogias críticas em cursos de graduação em licenciatura em Ciências Biológicas e de Pós-Graduação na área de Ensino de Ciências e Biologia em instituições públicas do país. Investigamos, por meio de análise documental, a inserção de pedagogias críticas em disciplinas didático-pedagógicas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Federais localizadas no Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados obtidos mostram pouca representatividade dessas pedagogias nos planos de ensino dos cursos analisados, sendo que os principais autores encontrados foram Paulo Freire e Dermeval Saviani. Além disso, as disciplinas encontradas foram categorizadas de acordo com os conhecimentos relativos à formação docente e nos mostram que o índice de representatividade de inserções críticas se encontra em disciplinas de cunho teórico, encerrados em conhecimentos das áreas de história, filosofia, psicologia, entre outras, com enfoque relacionado à educação.

Palavras-chave:
 currículo , formação inicial de professores, licenciatura em Ciências Biológicas, pedagogias críticas, Pedagogia Histórico-Crítica


Agência de fomento:
CAPES