Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1535-1

Poster (Painel)


1535-1

Efeitos motivadores em espaços não formais e suas contribuições ao ensino da Química: a voz de professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC

Autores:
RÜNTZEL, P. L.1, MARQUES, C.A.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral é discutir os efeitos motivadores de espaços não formais e suas contribuições ao ensino da Química, tomando como referência o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Divulgação da Ciência (QUIMIDEX/UFSC). Em uma pesquisa de natureza qualitativa, foram entrevistados cinco professores de Química, já visitantes desse espaço e atuantes na educação básica em escolas de Florianópolis (SC). As entrevistas semiestruturadas foram analisadas seguindo as premissas da Análise Textual Discursiva. Neste artigo apresentamos a categoria “motivação extrínseca”, de modo a refletir sobre os motivos que levam professores de Química a visitarem e/ou a (não) retornarem ao QUIMIDEX. Para compreender melhor tais questões, buscou-se amparo na taxonomia da Teoria da Autodeterminação, cujo continuum de componentes permitiu encontrar a “regulação identificada” e a “dimensão próxima da falta de autonomia” como graus de motivação extrínseca.

Palavras-chave:
 motivação, ensino de Química, espaços não formais