Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1534-1

Poster (Painel)


1534-1

A educação escolar nas pesquisas brasileiras sobre o ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos

Autores:
PARANHOS, R. D.1, CARNEIRO, M. H. S.2
1 UFG - ICB - Universidade Federal de Goiás - Inst. Ciências Biológicas, 2 UNB - FE - Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

Resumo:
Este estudo apresenta uma análise das pesquisas brasileiras (dissertações e teses) sobre o ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Problematiza as concepções de escola e o seu papel, apontando os projetos formativos que se desdobram dessas concepções. As análises apontam os Projetos Formativos Contextual, Plural e Crítico Político. Os dois primeiros corroboram com a geração de consensualidades nos educandos da EJA, enquanto o projeto Crítico Político pode proporcionar uma leitura mais ampla e verticalizada da realidade em que os educandos da estão inseridos, inclusive, para compreender as determinações envolvidas nos processos de marginalização que muitos vivenciam. Espera-se que este estudo amplie o debate sobre as ideias de educação escolar e gere reflexões sobre o ensino de biologia oferecido aos educandos da EJA

Palavras-chave:
 EJA, escola, estado da arte, educação em ciências