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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1529-1

Poster (Painel)


1529-1

Formação continuada de professores de Ciências e o ensino e aprendizagem de conceitos científicos: em foco a adaptação de atividades lúdicas para sala de aula inclusiva

Autores:
Silva, T. M. F da1, Mesquita, N. A. da S.2
1 UFT - Universidade Federal do Tocantins, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
O trabalho identifica como a formação continuada de professores de Ciências na modalidade de educação à distância (EaD) da Universidade Federal de Goiás, possibilita aos profissionais docentes a utilização e adaptação de atividades lúdicas para uma sala de aula inclusiva. Como metodologia utilizou-se a análise documental, a partir de uma atividade da disciplina modular do curso, em que os professores em formação continuada propuseram atividades lúdicas a serem desenvolvidas na disciplina de Biologia no Ensino Médio para uma sala de aula inclusiva. A análise considera a categoria “utilização e adaptação de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos para uma sala de aula inclusiva”. Os resultados demonstram que os professores pensam em atividades simples, como simulação de conceitos científicos ou modelos teóricos existentes com substituição de alguns materiais por outros que possuem alguma textura, cor e sons diferentes que pudessem ser construídas e manipuladas pelos alunos deficientes.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, formação continuada, atividades lúdicas, inclusão