Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1526-1

Poster (Painel)


1526-1

A formação dos saberes sobre Ciências e seu ensino: trajetórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Autores:
BERTAGNA, M.1, MEGID NETO, J.2
1 UFF - Universidade Federal Fluminense, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Muitas pesquisas relacionam as dificuldades de ensinar Ciências nos anos iniciais de escolarização à falta de domínio dos conteúdos específicos e dos fundamentos teóricos, metodológicos e práticos relativos a essa disciplina. Investigaram-se as fontes de aquisição dos conhecimentos do Ensino de Ciências requeridas por três professores e as influências da formação em Ciências no curso de Pedagogia para suas práticas pedagógicas. Mostrou-se que os professores apreenderam conhecimentos sobre Ciências e seu ensino nos manuais didáticos, na internet e na sua prática docente cotidiana. No curso de Pedagogia os professores apreenderam os fundamentos teórico-metodológicos do Ensino de Ciências. Discutiu-se assim, a necessidade da formação em conteúdos específicos integrados aos pedagógicos na formação do professor de Ciências dos anos iniciais e de ampliação da carga horária das disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências.

Palavras-chave:
 formação de professores de Ciências, Anos iniciais, Pedagogia, Prática Pedagógica, Saberes Docentes


Agência de fomento:
Fapesp