Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1500-1

Poster (Painel)


1500-1

Ensino de ciências no contexto escolar: uma análise da percepção dos pedagogos e professores no ambiente de prática de ensino

Autores:
TRINDADE PINTO1,2, Arena2
1 UERJ - Universidade estadual do Rio de Janeiro, 2 UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Resumo:
Investigações envolvendo a formação do professor de Ciências desdobram-se em diferentes abordagens de análise. Entretanto, quando analisamos o contexto escolar, precisamos considerar que a prática do professor está diretamente influenciada por profissionais como os pedagogos. Assim, é necessário entender como profissionais com formações distintas atuam frente a atividades envolvendo o ensino de Ciências. Aproveitando o espaço privilegiado que o estágio permite na disciplina Prática de ensino, foram convidados professores de ciências de escolas públicas participarem de debates na universidade junto aos alunos do curso de Pedagogia. Os resultados apontaram reflexões tais como a deficiência pedagógica dos professores de Ciências e os conhecimentos de Ciências dos pedagogos que geram dificuldades na proximidade destes profissionais. Entretanto, o encontro apresentou debates que influenciaram a percepção dos professores e alunos de pedagogia sobre a necessidade de criar mais parcerias entre estres profissionais em prol da melhoria do ensino de Ciências.

Palavras-chave:
 professores de ciências, pedagogos, parceria