Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1496-1

Poster (Painel)


1496-1

Aulas práticas de laboratório e o interesse dos jovens estudantes pelas Ciências

Autores:
Larissa G. D. Campos1, Luciana V. Nogueira 2,1
1 LAO - Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, 2 IB-USP - Instituto de Biociências da USP

Resumo:
Para pensar um pouco mais sobre os papeis desempenhados pelas práticas de laboratório, foi aplicado um questionário misto com alunos de uma escola particular de São Paulo de ensino médio e técnico. O questionário possui 37 afirmações avaliadas por nível de concordância (escala Likert) e 2 questões dissertativas. Para este trabalho foram utilizadas somente as respostas das questões dissertativas a fim de perceber se as aulas práticas de laboratório fomentam o interesse dos alunos pelas ciências. A partir das respostas, foram elaboradas categorias baseadas nos tipos e semelhanças entre as respostas. Por meio das categorias selecionadas foi possível observar que as aulas práticas de laboratório, da maneira como foram conduzidas, não atingiram o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pelas ciências. Esses resultados apontam para a necessidade de ajustes na condução das aulas práticas de laboratório a fim de que os alunos possam ter seu interesse pelas ciências estimulado.

Palavras-chave:
 Interesse pelas Ciências, Aulas práticas, Laboratório