Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1491-1

Poster (Painel)


1491-1

Compreensões sobre interações Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) de educadoras dos Anos Iniciais: em busca de elementos para construir um processo formativo

Autores:
Baccin, B. A.1, Jesus, R. F.1,2, Gonçalves, D. A. C.1, Müenchen1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão sobre as interações Ciência, Tecnologia, Sociedade de professoras que atuam nos Anos Iniciais de uma escola privada de Alegrete-RS. Constituiu-se uma pesquisa qualitativa exploratória, onde utilizamos entrevistas semiestruturadas para coletar os dados e a análise de conteúdo como método de análise. Os resultados indicam: a) a presença de uma visão simplista das professoras a partir da concepção de ciência; b) uma visão da tecnologia como sempre benéfica e positiva à vida humana; c) um conceito empirista de sociedade como um espaço social de convivência dos indivíduos; d) menção sobre a iniciação científica e a realização da dialogicidade durante as aulas de Ciências como estratégias para trabalhar as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade. Concluímos que há uma ausência de conhecimentos teóricos específicos sobre as interações CTS nos relatos unidocentes, fundamentando a necessidade de desenvolver ações formativas nos Anos Iniciais acerca do tema CTS.

Palavras-chave:
 compreensão sobre interações cts, professores, anos iniciais, ciência, tecnologia, sociedade, formação continuada de professores