Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1488-1

Poster (Painel)


1488-1

A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores:
MIRIAN XAVIER1
1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo:
O artigo buscou analisar as histórias de vida de professores de Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio do relato oral das histórias de vidas de professores de Biologia, que trabalham em escolas do Estado de Mato Grosso do Sul. Optamos por seguir as orientações propostas por Bertaux (2010), no sentido de encaminhar questões importantes relacionadas ao agendamento do encontro, preparação e condução da entrevista. O estudo mostrou a potencialidade das histórias de vida como instrumento capaz de revelar o desenvolvimento profissional do professor, que foi determinada pela capacidade do sujeito organizar e expressar situações, sentimentos, emoções e rupturas. Ao relatar suas histórias de vida, os professores tiveram a oportunidade de abordar suas experiências organizá-las a partir de seus valores e saberes, refletindo e atribuindo significados aos fatos ocorridos.

Palavras-chave:
 Formação docente, método autobiográfico, narrativas