Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1474-1

Poster (Painel)


1474-1

Abordagem dos conceitos ‘Polaridade’ e ‘Forças Intermoleculares’ para uma turma de Ensino Médio

Autores:
Mariana Rejane dos Santos1, Pedro Cardoso Oliveira1, Rodrigo Yuji Oide1, Pedro Miranda Junior1, Amanda Lopes1
1 IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dos conceitos polaridade e forças intermoleculares para uma turma de estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino de São Paulo e verificar se os conteúdos ensinados estão em consonância com o Conteúdo Básico Comum (CBC) de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, realizou-se pesquisa bibliográfica, observação de aulas e questionários aplicados aos estudantes. Verificamos que os métodos utilizados para o ensino desses conceitos na maior parte das vezes mostraram-se ineficientes; os estudantes apresentaram dificuldades em responderão questionário final, deixando perceptível que os conteúdos abordados em aula não foram relevantes para esse grupo de estudantes. Além disso, os conteúdos trabalhados pelo professor não estavam em completa concordância em relação ao CBC.

Palavras-chave:
 forças intermoleculares, polaridade, ensino-aprendizagem