Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1471-1

Poster (Painel)


1471-1

Análise de textos de divulgação científica sobre termoquímica construídos por professores de Química em formação

Autores:
Aparecido Sousa1, Flávia Silva1
1 UAST - UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA, 2 UAST - UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

Resumo:
Apresentamos a análise de Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre termoquímica produzidos por professores de Química em formação, buscando identificar a potencialidade dos textos para serem destinados ao contexto escolar. Os TDC não são textos voltados para o ensino, no entanto, cada vez mais os professores buscam por utilizá-los em sala de aula, por abordarem a ciência numa linguagem acessível e flexível, despertando o senso crítico e reflexivo dos alunos. Para a análise, levamos em consideração algumas categorias tais como: conceitos, linguagem, nível do discurso científico, visão de ciência e contextualização. De maneira geral, os textos expõem uma linguagem acessível, com níveis científicos e historiográficos, podendo ser trabalhados diferentes conceitos, se feita uma leitura crítica e reflexiva da visão de ciência presente nas produções. Acreditamos que os textos analisados possuem potencial para utilização em sala de aula, se feito às devidas adaptações de acordo com os objetivos didáticos definidos.

Palavras-chave:
 divulgação científica, história da química, visões de ciências, formação de professores