Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1461-1

Poster (Painel)


1461-1

Biólogo Professor ou Professor de Biologia? Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Goiás

Autores:
PEIXOTO, D. M1, SOUSA, R.M2, CHAVES, S. M3, BARRIO, J.B.M5
1 UFG - Universidade Federal de Goiás, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás, 3 UFG - Universidade Federal de Goiás, 4 UFG - Universidade Federal de Goiás, 5 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
Neste trabalho, apresentamos uma análise dos projetos pedagógicos vigentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de quatro instituições, duas públicas e duas privadas, localizadas no estado de Goiás. A metodologia utilizada se pautou no estudo comparativo, um elemento da pesquisa documental, pautada na abordagem qualitativa de produção de conhecimento. Assim, para fornecer uma visão múltipla, abrangente e diferenciada de cada aspecto estudado foram estabelecidas duas categorias a priori, a fim de orientar a análise: “Estrutura Curricular” e a “Expectativas da formação profissional”. Os resultados demonstraram que os cursos selecionados possuem uma preocupação em formar profissionais (licenciados) com fundamentação teórica predominante nos conteúdos específicos de Biologia e que os currículos desses cursos ainda possuem características ligadas à racionalidade técnica.

Palavras-chave:
 Currículo, Formação inicial, Identidade docente, Professores de Biologia e Ciências


Agência de fomento:
CAPES e FAPEG