Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1459-1

Poster (Painel)


1459-1

Estudos teóricos e bibliográficos sobre tecnologias da informação e comunicação nas pesquisas em Educação em Ciências

Autores:
Rodrigues, G. L. 1, Massi, L. 2
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
Diante da ampliação e maior incentivo para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em sala de aula, este trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre esse tema desenvolvidas em pesquisas da área e sua abordagem teórica. Selecionamos para análise artigos com estudos teóricos e bibliográficos, encontrados através de um levantamento na literatura sobre o uso de TIC. Identificamos que os estudos teóricos abordam o tema utilizando os referenciais da Teoria da Ação Mediada, o Construtivismo e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva e destacam o potencial das TIC para modificar as interações em sala. Encontramos poucos estudos bibliográficos, que destacam a importância de aliar pesquisa com a prática escolar e dos cursos a distância para promover o conhecimento e transformação em sua prática, embora nem sempre adotem uma racionalidade prática.

Palavras-chave:
 Estudos Teóricos e Bibliográficos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Revisão Bibliográfica


Agência de fomento:
CAPES