Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1455-1

Poster (Painel)


1455-1

Ensino de ciências e improvisação teatral: a imaginação criadora em cena

Autores:
KATAHIRA, B. Y.1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar a relação entre as linguagens do ensino de ciências e da improvisação teatral, observando aquilo que emerge nos dizeres dos sujeitos ao participarem de um jogo sobre a temática evolução. Tomo como referenciais autores da improvisação teatral e da filosofia da Ciência a fim de articular a imaginação criadora e o bloqueio de criatividade para vislumbrar a possibilidade de rompimento de hábitos inertes e da abertura criativa no processo de ensino e aprendizagem. O jogo foi encenado por bolsistas PIBID de Ciências Biológicas. Emergiram nos dizeres ao longo do improviso: elementos referentes à Ciência (ao fazer cientifico, à concepção de Ciência e de cientista) como incoerências do ponto de vista histórico; quanto à improvisação teatral (a relação entre os jogadores e os jogadores com a plateia) o percurso narrativo se deu em torno de elementos racionais e inconscientes.

Palavras-chave:
 Análise de discurso, Ensino de ciências, Formação de professores, Imaginação criadora, Improvisação teatral


Agência de fomento:
CAPES