Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1446-1

Poster (Painel)


1446-1

A formação docente necessária para o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas.

Autores:
Vasconcelos,T.S.B1, Moreira, S.F1, Briccia, Viviane1
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Resumo:
O presente artigo busca compreender a formação de professores de ciências e analisar possibilidades da inserção de atividades experimentais, numa perspectiva investigativa, como forma de promover o ingresso dos alunos numa cultura científica. Com base no pressuposto de que os alunos participam ativamente das atividades experimentais, traremos uma discussão sobre referenciais direcionados a esta temática. Assim, esta pesquisa bibliográfica também se constitui qualitativa. Diante da temática proposta, concluímos que a prática do ensino de ciências traz grande responsabilidade social para o docente, pois suas ações e concepções têm impacto decisivo na visão que os alunos constroem sobre a ciência, o conhecimento científico e tecnológico e seus reflexos na sociedade.

Palavras-chave:
 Formação de professores, Atividades experimentais, Cultura científica