Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1441-1

Poster (Painel)


1441-1

Concepções de um grupo de estudantes do ensino médio sobre forças intermoleculares

Autores:
FERREIRA, M. A.1, FOLEIS, B. de M. L.1, MIRANDA Jr, P.1, MARQUES, A. C. T. L.1
1 IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Resumo:
O presente trabalho consiste na investigação e análise de concepções de um grupo de 30 estudantes da 2ª série do ensino médio acerca do conceito de forças intermoleculares, tema que os alunos geralmente apresentam dificuldade de aprendizagem no ensino de química. A pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados no início, durante e no final de uma sequência didática realizada em uma Escola Pública da Rede Estadual de São Paulo. Como principais resultados, apontamos uma transformação das concepções dos estudantes refletida na apropriação da linguagem científica frente aos questionamentos propostos.

Palavras-chave:
 concepções dos estudantes, ensino de química, forças intermoleculares