Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1440-1

Poster (Painel)


1440-1

Concepções de saúde de alunos do ensino fundamental: análise de textos multimodais

Autores:
BAUTISTA, J. B.1, ROCHA, E. F.1, LIMA, M. B.1, OLIVEIRA, J. K.1, STRUCHINER, M.1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho trata a temática da saúde numa perspectiva da Semiótica Social e tem como objetivo contribuir para este debate, aprofundando o conhecimento e analisando as concepções de Saúde de um grupo de estudantes do ensino fundamental com base em suas vivências dentro e fora da escola, por meio da construção de textos multimodais. O estudo foi realizado em uma Mostra do dia Mundial com 27 alunos, que construíram 24 textos de acordo com a sua ótica e contextos. Esses dados foram registrados em uma lousa multimídia reunindo imagens e textos, a partir da pergunta “Quando penso em saúde o que vem a minha cabeça?”. As análises foram baseadas em Martinec e Salway (2005), Martinec (2013) e Santaella e Nöth (1998). A partir dessas análises foi possível constatar que os alunos associam saúde, principalmente, aos contextos Alimentar, Esportivo, Familiar, seguido tanto pelo contexto de Higiene Pessoal, quanto o Preventivo.

Palavras-chave:
 concepção de saúde, semiótica social, texto multimodal


Agência de fomento:
CAPES