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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1438-1

Poster (Painel)


1438-1

Analisando a Inserção das Questões Ambientais em dois Cursos de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública de Pernambuco

Autores:
SILVA, T. N.1, FARIAS, C. R. O.2
1 FIS - Faculdade de Integração do Sertão, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
Este trabalho constituiu-se em uma investigação acerca da inserção de questões ambientais em dois cursos de Licenciatura em Química de uma universidade pública de Pernambuco. Tivemos como principal objetivo identificar como a formação do professor de Química nesses dois cursos tem contemplado a inserção de temáticas ambientais atendendo a orientações dos documentos oficiais aos quais estão sujeitos. Para estruturar toda nossa discussão, tomamos como referencial teórico o ciclo de produção de políticas curriculares elaborado por Ball e Bowe (1992), situando esta pesquisa nos três principais contextos por eles apresentados (contexto de influência, contexto de produção do texto e contexto da prática). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nas diretrizes curriculares nacionais que orientam a formação de professores/professores de Química e nos projetos pedagógicos de cada curso, e entrevistas com coordenadores e professores desses cursos, buscando compreender a inclusão de discussões e questionamentos que levem a uma formação ambientalmente orientada.

Palavras-chave:
 Ambientalização curricular, Formação do professor de Química, Ensino superior


Agência de fomento:
CAPES