Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1434-1

Poster (Painel)


1434-1

Identidades docentes e narrativas: uma visão sobre uma licenciatura em Física

Autores:
CALADO1, PETRUCCI-ROSA1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Esta pesquisa investigou discursos que têm sido mobilizados nos jogos de identidades docentes entre as instituições envolvidas nos processos de reestruturação curricular dos cursos de Licenciatura em Física da Unicamp. Para tal foram entrevistados cinco professores universitários que participaram destes processos entre 2001 e 2005, a fim de ouvir narrativas sobre suas histórias neste cenário. Estas entrevistas foram transcritas, textualizadas e delas foram extraídas mônadas, fragmentos de histórias que representam memórias e experiências, que podem revelar discursos e práticas sociais. As narrativas constroem um cenário no qual as identidades docentes estão submissas às identidades das ciências naturais. Também vemos uma indução da subprofissionalização da vida docente, marcada pela insatisfação e irrealização pessoal, além de representá-la como pouco atraente para novos professores.

Palavras-chave:
 Física, identidade, licenciatura, narrativa