Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1421-1

Poster (Painel)


1421-1

Horta como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem num contexto interdisciplinar

Autores:
ALMEIDA, JS1, Batistim, RMF2,3, SILVA, L2, PIPERS,TB2, MACHADO, CO2, ENDRINGER, DC2
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UVV - Universidade de Vila Velha, 3 SEDU-ES - Secretaria de Estado da Educação do Espirito Santo

Resumo:
Este trabalho consistiu na investigação da construção de uma horta, numa escola localizada no município de Vila Velha-ES, sendo utilizada como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. As atividades de alinhamento consistiram em 04 etapas, sendo elas aplicadas às aulas teóricas e práticas onde foram discutidas as definições fundamentais para o entendimento do objeto de pesquisa. Entre eles: aula sobre a horta; aula sobre substâncias presentes nas plantas medicinais e hortaliças; métodos de validação; métodos de escrita e preparação de material técnico. Ao todo, foram desenvolvidas 13 práticas experimentais para o ensino de matemática, física, biologia e língua portuguesa e um jogo didático de dominó. A partir disso, foram produzidas 13 sequências didáticas para aplicar as práticas experimentais. Os resultados demonstraram que a utilização de horta em ambiente escolar pode ser uma ferramenta capaz de tornar o ensino, das disciplinas participantes, mais significativos e viabilizar o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:
 Sequência didática, horta, ensino de ciências, plantas medicinais, experimentação


Agência de fomento:
FAPES