Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1420-1

Poster (Painel)


1420-1

Experiência formativa de professores em um Pequeno Grupo de Pesquisa: perspectivas a partir da construção de uma questão sociocientífica

Autores:
CARNIO, M. P.1, CARVALHO, W. L. P.2
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista, Depto de Física e Química

Resumo:
O trabalho discute questões formativas relacionadas ao Projeto Observatório da Educação, de interface Universidade-Escola. Analisa o potencial de formação de professores no seu contexto de trabalho, organizados em um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP), a partir da construção coletiva de uma questão sociocientífica (QSC). Apresenta como fundamento a perspectiva crítica de Theodor Adorno e Walter Benjamin – sobre educação, formação cultural e experiência formativa – e pressupostos das QSC no ensino de ciências e na formação de professores. Por meio de gravações de reuniões e material publicado pelo grupo, analisamos: i) o contexto de constituição de um PGP; ii) a influência da realidade escolar na constituição de uma questão sociocientífica e iii) o conteúdo de ciências como subsídio para a experiência formativa do professor. Apontamos o potencial de formação docente por meio da ressignificação dos conteúdos disciplinares de ciências, em uma dialética permanente com as demandas da realidade escolar

Palavras-chave:
 formação de professores, Pequeno Grupo de Pesquisa, questões sociocientíficas, Teoria Crítica, trabalho docente