Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1417-1

Poster (Painel)


1417-1

Apontamentos da Psicanálise de Grupos na Formação de Professores em um Pequeno Grupo de Pesquisa

Autores:
Thiago Mendonça1, Washington Luiz Pacheco de Carvalho2
1 UFV/CAF - Universidade Federal de Viçosa/Campus Florestal, 2 UNESP-ILHA SOLTEIRA - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Este trabalho busca investigar de que maneira formações psíquicas ocorridas num Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) na interface universidade-escola afetam as pretensões formativas dos professores participantes. Para tanto, recorremos aos pressupostos da Psicanálise de Grupos de Kaës e à concepção do professor como intelectual transformador de Giroux. A constituição dos dados incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professores, sendo as categorias analisadas nesse recorte o aparelho psíquico grupal e as alianças inconscientes. Constatamos que o ingresso de cada novo membro no grupo deve ser acompanhado de investimentos narcísicos por parte dos demais sujeitos agrupados, assim como que as renúncias e concessões fazem parte da constituição do agrupamento em maior ou menor grau. Ainda, ressaltamos a importância de trabalhos que valorizem a interação dos sujeitos em grupo, de maneira que possam ampliar a discussão e compreensões sobre como são afetados e como afetam os processos de construção do conhecimento.

Palavras-chave:
 formação docente, experiência formativa, processos e formações psíquicas


Agência de fomento:
Capes