Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1415-1

Poster (Painel)


1415-1

Abordagem Temática Freireana em uma Escola Estadual no Maranhão

Autores:
Demartini, Gabriel Ribeiro1
1 C.E. TOBIAS BARRETO - Colégio Estadual Tobias Barreto

Resumo:
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, procurou desenvolver a partir da perspectiva da abordagem temática, o processo de construção curricular no ensino de Ciências e Biologia numa escola estadual do município de São Francisco do Brejão – Maranhão. Fundamentando-se no aporte teórico e metodológico de Paulo Freire, embutido de convicções éticas, estéticas, políticas e epistemológicas, as falas da comunidade foram resgatadas de modo a compor uma rede temática das contradições socioculturais fundamentais para orientarem a construção curricular local. A perspectiva da abordagem temática freireana possibilita o resgate da autonomia de educadores e educandos na organização dos processos de ensino e aprendizagem. O currículo enquanto espaço de disputa ideológica, ganha vida e criticidade no ângulo de classe popular a partir da construção curricular via tema gerador.

Palavras-chave:
 abordagem temática, ensino de ciências, Paulo Freire, tema gerador