Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1405-1

Poster (Painel)


1405-1

Histórias em quadrinhos e o ensino de química: uma proposta de abordagem de elementos químicos

Autores:
Dubrull, D. S.1, Deccache-Maia, E.1
1 IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio d

Resumo:
A utilização dos quadrinhos como uma alternativa a abordagem tradicional dos conceitos científicos vem se demonstrando como uma atividade proveitosa para alunos e professores. O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação de uma proposta de ensino dos aspectos históricos e das aplicações de onze elementos químicos, que teve na produção de histórias em quadrinhos seu principal instrumento facilitador no desenvolvimento e estabelecimento do processo de ensino-aprendizagem desses temas. De natureza qualitativa a pesquisa que dá origem a esse trabalho, aborda os resultados da produção de quadrinhos realizada por alunos de primeiro ano do ensino médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro. Foram produzidos um total de onze quadrinhos. Os resultados da atividade demonstraram que essa estratégia didática de ensino, além de promover a aprendizagem, estimula, dentre outras coisas, a criatividade, a autonomia de pesquisa e a reflexão dos estudantes.

Palavras-chave:
 história em quadrinhos, ensino de química, lúdico